quarta-feira, 28 de abril de 2010

Estudo sobre os Técnicos de Comunicação Autárquica V

Comunicação Interna

A Comunicação Interna é um aspecto muito importante do trabalho dos Gabinetes de Comunicação e 88% dos Técnicos inquiridos têm essa preocupação, trabalham em Autarquias com essa preocupação. Os primeiros Gabinetes apareceram com uma preocupação muito voltada para a Comunicação Externa, com o mostrar o que se faz, aliás, muitos gabinetes começaram por ter a função quase única de elaborar o Boletim Informativo. Percebe-se que há ainda Gabinetes que trabalham mais esta componente em detrimento da Comunicação interna mas a tendência é para que todos trabalhem esta área.
Em relação aos meios de Comunicação Interna mais utilizados actualmente destaque, em 49% dos casos, para o e-mail enviado aos colegas com informações várias seguindo-se a afixação de informações em painéis específicos e já despontam, 12% dos casos, os jornais internos seguidos de uma estrutura de intranet.

A facilidade com que se conseguem informações para divulgação é, para 75% dos Técnicos uma realidade. Há, no entanto, 25% que referem situações em que as informações não lhes chegam com a naturalidade com que deviam, é uma prática que custa a implementar. Esta situação não é apontada a um esquecimento por parte do executivo mas, antes, por colegas dos vários sectores que não têm essa sensibilidade e não fazem dessa uma prática corrente “obrigando” os Técnicos de Comunicação a “correr” atrás de informações.
As informações chegam ao Gabinete de várias formas destacando-se o e-mail (38% dos casos); directamente pelo Executivo ou pelo gabinete de Apoio ao Presidente (23%); pelos meios de comunicação interna – como informações despachadas para o Gabinete; ou mesmo pelo telefone. No final desta parte veremos algumas dificuldades sentidas pelos Técnicos que, tendo acesso às informações, se queixam de as receber muito em cima da hora trabalhando, em muitos casos, com prazos apertados.

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