domingo, 18 de abril de 2010

Estudo sobre os Técnicos de Comunicação Autárquica II

Procurei saber quais são as denominações mais frequentes desta Profissão pois não existe uma “regra” havendo, com já referi, uma indefinição em torno desta área profissional.
A maioria dos Técnicos referiu que nos seus locais de trabalho são denominados por “Assessores de Imprensa”, cerca de 20%; seguindo-se “Técnico de Comunicação”, em cerca de 15% dos casos. Há um grupo grande que apresentou denominações diferentes de todo o resto. Em igual percentagem, 10%, aparecem as denominações “Técnico Superior - indefinido” e “Técnico de Relações Públicas e Comunicação”.
Esta situação é bastante demonstrativa da necessidade de uma definição e de realçar o estatuto que esta carreira merece.

Pessoalmente, a comprovar pelo nome deste blog e pelo modo como me identifico, considero Técnico de Comunicação Autárquica a definição adequada. Já se utilizou muito o termo Municipal mas prefiro Autárquica pois falamos de técnicos que trabalham em Camaras Municipais e em Juntas de Freguesia, não vejo por que separar estes profissionais que têm funções e objectivos iguais. O conceito de Comunicação Autárquica é ao mesmo tempo específico e abrangente pelo que se afigura como o mais eficaz. Os Encontros que reúnem anualmente os Técnicos desta área são os “Encontros de Comunicação Autárquica”, porque é disso mesmo que se trata.

Nota: Constituição da República Portuguesa: Artigo 235.º (Autarquias locais) 1. A organização democrática do Estado compreende a existência de autarquias locais. 2. As autarquias locais são pessoas colectivas territoriais dotadas de órgãos representativos, que visam a prossecução de interesses próprios das populações respectivas. Artigo 236.º (Categorias de autarquias locais e divisão administrativa) 1. No continente as autarquias locais são as freguesias, os municípios e as regiões administrativas. 2. As regiões autónomas dos Açores e da Madeira compreendem freguesias e municípios.

Ainda, no estudo que fiz, procurei saber o nome do Gabinete em que trabalham os Técnicos inquiridos. Foi referido pela maioria que trabalham num “Gabinete de Comunicação”, seguindo-se “Gabinete de Imprensa” e “Gabinete de Informação e Relações Públicas”. No entanto, a grande maioria são denominações diferentes, realçam aspectos diferentes, termos diferentes, normalmente ao encontro da própria área de formação dos Técnicos que formaram os Gabinetes, como seja a Comunicação ou as Relações Públicas.

Amanhã, aproveitando este tema da denominação da profissão e o desafio lançado pela Fernanda Mendes num comentário atrás, procurarei dar, com mais profundidade, uma explicação sobre os diferentes conceitos relacionados com esta profissão.

Votos de uma excelente semana de trabalho!!!
Vera

Sem comentários:

Enviar um comentário