sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vontade adiada... agora concretizada!

Este blog é, de há muito, uma vontade que foi sendo adiada. Chegou a hora de dar este passo, de tomar este compromisso.
Há um blog - este - que quer falar da comunicação que se faz nas autarquias em Portugal.
A partilha de informações e experiências é, sem dúvida, o motor de qualquer projecto.

Em 2009, com algum tempo livre e motivada por um querer descobrir-nos esbocei um estudo sobre nós. Enviei um questionário aos Técnicos de Comunicação das Autarquias. Recebi dezenas de respostas que me permitiram criar uma amostra forte. Confesso que fiquei agradavelmehte surpreendida pelo número de respostas que recebi e pelo interesse demonstrado.
Percebi que somos muitos (e bons) a querer saber mais de nós. Coisa estranha? Não! A nossa profissão ainda se anda a descobrir, a desenvolver.

Quando estava a estudar e quando comecei a trabalhar numa Câmara que não tinha ainda Gabinete de Comunicação foi muito complicado encontrar, por exemplo, livros e manuais em que me basear. Com este blog espero ajudar, humildemente, a mudar esta forma incógnita em que nos encontramos. Destina-se a Técnicos actuais e futuros!

O meu compromisso, baseado no gosto que tenho no que faço, assenta em 3 pontos:
1 - Apresentar os resultados do estudo que fiz sobre os Técnicos de Comunicação Autárquica em Portugal;
2 - Apresentar ideias, artigos, livros e temas que considere do interesse da nossa profissão;
3 - Lançar questões e dúvidas sobre esta profissão, porque tenho algumas.
NOTA: Os pontos 2 e 3 só serão bem executados com a participação de todos, é este o desafio que vos deixo!

Este blog não quer ser científico, técnico, chato, quer ser uma sala de conversa onde possamos - todos - aprender qualquer mais coisa!

Bem-vindos a este blog, que é nosso!
Vera Dias António

3 comentários:

  1. Boa sorte na "aventura".
    Não me revi no retrato que fizeste dos TCA. Talvez as diferenças se justifiquem em função da dimensão/exposição pública da Autarquia na qual se trabalha.

    rmsbarbosa@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Vera. Acho a ideia excelente! A nossa àrea (eu continuo insistentemente a achar que continuo a ser Jornalista. E, sou, sempre,ehehehe)já merecia um debate e muita reflexão.Embora na exposição pública nos possamos retrair em falar abertamente.
    Conta comigo!
    bj

    ResponderEliminar
  3. Rui,
    Obrigada pelo comentário. Sim, concordo que a dimensão das autarquias dita as experiências de cada um e, pelo que percebi, são realmente de vários níveis. Ainda assim, com muitos pontos em comum. Mas quando falar mais nisto, mais para a frente, espero contar com as experiências de cada um e com a do Rui também!

    Fernanda! Obrigada pela visita! Eu percebo que te vejas como jornalista pois, a mim, é dificil ver-te de outra maneira. Foram muitos anos!.... Mas também estás optima onde estás, e como estás! A minha experiência como jornaista foi bem mais curtinha e revejo-me muito mais deste lado mas há muitas pessoas, 8 anos depois, que me perguntam se ainda trabalho no jornal... Volta-se à questão do Rui... a dimensão do sítio tem algo a dizer sobre as nosas experiências!
    :)
    Ainda bem que posso contar contigo! Isto pode ser giro, não achas?!!! Estou muito motivada!

    ResponderEliminar