segunda-feira, 26 de abril de 2010

Estudo sobre os Técnicos de Comunicação Autárquica IV

Comunicados à Imprensa

Em relação à maneira como apresentam as informações à Comunicação Social, o Comunicado à Imprensa baseia-se em 93% dos Gabinetes na própria composição da notícia. As informações chegam às redacções devidamente compostas – com título, lead e o corpo da notícia. Deste número, 72% enviam também fotografias dos eventos e 21% opta por não o fazer. Esta opção pode acontecer porque o Técnico não desenvolve as funções de um fotógrafo ou porque considera que oferecendo tudo – texto e fotografia – deixará de atrair a Comunicação Social a acompanhar os eventos levando à sua acomodação.
Esta questão tem, de facto, várias leituras e vários factores adjacentes. Nos meios mais pequenos, onde a Comunicação Social é menos profissionalizada, há redacções que funcionam com uns quantos colaboradores voluntários, sem jornalistas profissionais e que agarram o que os Gabinetes de Comunicação das Autarquias lhes enviam. Esta imprensa regional, sendo um meio privilegiado de chegar à população, deve ser muito “bem tratada”. Acontece, na maioria dos casos, que a notícia enviada pelo Gabinete é totalmente reproduzida nos jornais, daí a importância de enviar uma informações completas, complementadas com fotografias.
Há quem envie apenas tópicos sobre o que vai acontecer, ou já aconteceu, são 5% os Técnicos que adoptaram esta prática.

E AS VOSSAS EXPERIÊNCIAS, O QUE TÊM A DIZER?

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