quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudo sobre os Técnicos de Comunicação Autárquica I

Como já referi procurei perceber, em 2009, quem são os Técnicos de Comunicação Autárquica(TCA) de Portugal.
Note-se que neste trabalho incidi sobre os Gabinetes de Comunicação nas Autarquias, pela experiência de quem ali trabalha.
Procurei definir a profissão e os meios, ou seja, perceber o funcionamento geral dos gabinetes de comunicação segundo, e seguindo, as experiências dos seus técnicos.
Começo hoje a apresentação dos dados.

Caracterização dos TCA:
- A maioria destes profissionais são mulheres, perfazendo quase dois terços do total: 64% mulheres e 36% homens;

- A faixa etária que engloba a maioria dos Técnicos de Comunicação é a situada entre os 31 e os 45 anos, onde se encaixam 56% dos inquiridos. Segue-se, com 41%, a faixa dos 20 aos 30 anos. Estes dois números mostram que, não sendo uma profissão das mais antigas a maioria dos seus protagonistas tem mais de 31 anos o que vai ao encontro dos anos de experiência, como se verá adiante, e ao facto de nos últimos anos se ter repescado profissionais com experiência noutras áreas, como o jornalismo.
Só 3% tem mais de 56 anos;

- A grande maioria dos inquiridos possui uma licenciatura, cerca de 67%. Seguem-se 20% com pós-graduação, um número bem mais pequeno. Os Técnicos com Bacharelato ou com Mestrado representam grupos muito pequenos e, entre os Técnicos inquiridos, não havia Doutoramentos;

- Os inquiridos apresentaram de áreas de formação acadámica muito diferenciadas. De facto, 34% deram respostas que, pela sua singularidade e o facto de serem situações únicas, não são representativas de grupos. O grupo com mais expressão, com 26% tem formação na área dos Jornalismo e/ou da Comunicação Social seguindo, em 24% formação na área das Ciências da Comunicação;

- A grande maioria dos inquiridos trabalha nesta área desde há 5 a 10 anos o que vai ao encontro da faixa etária mais representativa, profissionais com idade entre os 31 e os 45 anos e percebe-se o interesse recente, com cerca de 10/15 anos, em contratar profissionais com formação específica – licenciaturas - na área da comunicação.

Em breve apresentarei os dados relacionados com os Gabinetes de Comunicação nas Autarquias.

Bom trabalho para todos,
Vera Dias António

Sem comentários:

Enviar um comentário