segunda-feira, 12 de abril de 2010

Comunicação

Gosto muito desta palavra: Comunicação. É agradável, graciosa, soa-me bem! Gosto de trabalhar numa área da Comunicação. Não sei explicar porquê, se calhar é porque compreende tanto do que é ser-se humano.

O conceito de comunicação, no entanto, é recente. Não tem 100 anos este conceito que remete para o acto, processo ou meio de partilhar informação.
No Séc. XV falava-se em "communcare" remetendo para a relação do indivíduo com Deus.
No Séc. XVIII introduziu-se o termo vias de comunicação - remetendo para as estradas.

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO:

1.ª Teoria da Comunicação:
Foi no início do Séc. XX que o suiço Ferdinand Saussure introduziu o termo Comunicação como o entedemos hoje (antes era um termo da engenharia). Considerado o "Pai" da Comunicação, este linguísta e filósofo defendeu que a língua não existe, é uma abstracção, o que existe é Comunicação: processo em que se parte de uma imagem que tenho na cabeça, formalizo expressões faciais, emito sons organizados, o outro ouve e forma ideias na sua cabeça.

2.ª Teoria da Comunicação:
Leonard Bloomfield introduziu, nos nos 20/30, o conceito de acção e definiu Comunicação como o processo em que, entre o ponto A e o ponto B há acção.

3.ª Teoria da Comunicação:
Shannon e Weaver, norte-amerianos, publicaram em 1949 uma teoria de comunicação intitulada “Teoria Matemática da Comunicação” que tem como objectivo medir a quantidade de informação contida numa mensagem e a capacidade de informação de um dado canal.
A fonte é vista como detentora do poder de decisão, isto é, decide qual a mensagem a enviar, seleccionando uma de entre um conjunto de mensagens possíveis; esta mensagem seleccionada é depois transformada pelo transmissor num sinal, que é enviado ao receptor através do canal.
Com estes autores, aparece um novo termo: o ruído. O ruído é algo que é acrescentado ao sinal, entre a sua transmissão e a sua recepção e que não é pretendido pela fonte.

Nota: não integrando de forma directa estas teorias, o conceito de feedback que conhecemos como indissociável do conceito de comunicação foi desenvolvido por Wiener em meados do Séc. XX, explicando que o efeito retroage sobre as suas causas.

4.ª Teoria da Comunicação:
O russo Roman Jakobson considerou, na década de 60, um conjunto de seis factores constitutivos de qualquer processo de comunicação: contexto, destinador, mensagem, destinatário, código e contacto.

Estas 4 teorias não tiveram "seguimento" ou desenvolvimento mas apresentam os conceito base da Comunicação como nos foi ensinado na escola desde o ensino básico.

Há, no entanto, Modelos e Tipos de Comunicação.

Modelo de Comunicação de Barnlund (1977):
A comunicação não é reacção nem interacção mas sim TRANSACÇÃO.

Modelo de Comunicação de Thayer (1978):
A mensagem do emissor não é a mesma do receptor. O receptor constrói a mensagem a partir de estímulos sendo o único elemento inalienável do processo de comunicação. É com base neste modelo que se estudam formas de sedução e que têm lugar áreas como a Publicidade e o Marketing.

Em 1989 Dimbleby apresentou os 5 Tipos de Comunicação: Intrapessoal; Interpessoal; Em grupo; De massa e Extrapessoal.

Pessoalmente, gosto muito do Modelo de Comunicação de Barnlund que introduz a ideia de um processo de transacção.
Nós ajustamos a vários papeis que a sociedade nos apresenta. Somos profissionais, filhos, pais, conjuges, etc. Para cada papel temos uma "cara" e transaccionamos informação de acordo com o papel que estamos a desempenhar. Já tinha adoptado o conceito de interacção pois o de reacção era muito triste e limitado mas o de transacção... parece-me o conceito que mais se adequa ao processo de comunicação. A comunicação confere à acção significado, informação, valores, difusão e destino, num processo de transacção.
Concordam?

Sem comentários:

Enviar um comentário