Há uns tempos criei, a jeito de brincadeira, um glossário essencial para Técnicos de Comunicação Autárquica. Trabalhamos em várias frentes apoiados em muitas áreas. Penso que assim se consegue consolidar um pouco mais a nossa identidade!
ACEITAM-SE CONTRIBUTOS!!!
Arquivo – Local ou modo de guardar várias informações que podem, assim, ser consultadas quando necessário.
Assessoria de Imprensa – Actividade na área da comunicação que procura estabelecer relações sólidas e confiáveis com a imprensa.
Autarquia - Organismo governamental autónomo com função de administração pública local: Câmara municipal ou Junta de Freguesia.
Base de dados – Forma de guardar determinadas informações e contactos em conjuntos. Podem ser moradas, nomes de empresas, etc.
Boletim Informativo – Meio privilegiado de fazer chegar uma informação completa da actividade da Autarquia à população na forma de uma revista ou jornal.
Clipping – Selecção e recolha de notícias veiculadas pelos meios de comunicação sobre a actividade da Autarquia.
Comunicação – Acto, processo ou meio de partilhar informação.
Comunicação social – Conjunto de meios que facilitam o acesso de informações – notícias – aos públicos.
Comunicados – Dirigidos à Imprensa ou à População são textos - sob a forma de notícia - de acções, obras, projectos ou eventos organização ou apoiados pela Autarquia.
Conferências de Imprensa – Encontro com a Comunicação Social em que é apresentado um projecto, acção ou evento. Divide-se num momento de exposição e num outro de perguntas e respostas.
Contactos – Conjunto de informações úteis como nomes, moradas, telefones, e-mail, entre outras, referentes a entidades várias.
Convites – Utilizados em eventos específicos. Devem ser sóbrios, simples e adequados às diversas ocasiões.
Criatividade – Remete para a produção de algo novo, uma forma, uma ideia, um evento. Capacidade de mudar o que é comum, ou vulgar.
Deontologia – Como que uma filosofia moral, teoria normativa que indica o que é necessário, proibido ou permitido moralmente.
Divulgação – Processo de tornar algo público, de levar uma informação ao conhecimento geral.
Ética - Do grego ethos, que significa modo de ser, carácter. Do latim mos (ou no plural mores) significa costumes, derivando na palavra moral. Em Filosofia define o que é bom para o indivíduo e para a sociedade.
Eventos – São vários os eventos organizados pela Autarquias, uns mais simples do que outros. Requerem uma atempada preparação, organização e divulgação.
Festas – Eventos vários organizados pela Autarquia onde se destacam, normalmente, as festas da cidade, ou vila, envolvendo música, mostra, cultura, desporto. Desenvolvem-se por vários dias e requerem um planeamento estratégico de Comunicação.
Informação – Tudo o que se deve fazer chegar a determinado público.
Jornal – Meio de Comunicação Social muito importante para a divulgação da actividade da Autarquia.
Jornalistas – Profissionais da Comunicação Social, aliados ou parceiros dos Técnicos da Comunicação Autárquica.
Marketing Relacional – Procura vender a imagem local; dar a conhecer os serviços disponíveis e promover uma cultura de qualidade.
Notícia – Informação divulgada pelos meios de Comunicação Social ou por meios próprios sob a forma de texto, vídeo ou áudio.
Opinião Pública – Pensamento ou conhecimento comum a um grupo social.
Organização – Uma das palavras mais importantes em qualquer profissão.
Plano de Comunicação – Elaborado anualmente com carácter previsional e organizativo das acções do ano seguinte.
Protocolo – Conjunto de acções e regras que procuram facilitar as relações entre os intervenientes num determinado evento.
Relações Públicas - Destinam-se a manter um clima favorável entre uma entidade pública ou privada e os seus diferentes públicos.
Responsabilidade social Autárquica - No âmbito das boas práticas e da ética das Autarquias. Desenvolvimento e participação em projectos e acções sociais, em geral, ou de natureza humanitária.
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