domingo, 16 de maio de 2010

RESPONSABILIDADE SOCIAL AUTÁRQUICA (RSA)

A responsabilidade social é, hoje em dia, uma grande preocupação. De facto, neste sentido, como noutros, as decisões de gestão e os comportamentos colectivos e individuais dos membros do executivo influenciam, quer o ambiente interno, quer o ambiente externo à Autarquia.
A Responsabilidade Social Autárquica (RSA) é uma noção indulgente que se situa no âmbito das boas práticas e da ética das Autarquias, podendo ser muito abrangente e não interferir com as funções e áreas de trabalho próprias dos Municípios e das Freguesias.
A Responsabilidade Social é uma questão que vai além do trabalho desenvolvido nas áreas da Acção Social, das Relações Públicas ou de qualquer outra.
As Autarquias são impulsionadas a adoptar novas posturas diante de questões ligadas à ética e à qualidade da relação autarquia-sociedade (meio envolvente).
Trata-se de desenvolver e participar em projectos e acções sociais em geral ou de natureza humanitária envolvendo os funcionários.
As acções reflectem a preocupação no desenvolvimento coerente, especializado e efectivo das suas actividades culturais, sociais, de solidariedade, educação e na área da saúde.

Alguns exemplos de acções a desenvolver são:
Cultura
Apoios e protocolos para a Recuperação Património, Promoção de eventos de Música e Bailado, Museus e Exposições, Edições, poio ao Associativismo.
Investigação e Ensino
Apoios concedidos na área da Educação através da atribuição de bolsas de estudo, formação, estágios, apoio ás actividades de investigação em vários domínios.
Solidariedade Social
Apoio á acção social e na área da saúde, cooperação com os PALOP.

As acções a desenvolver podem ser muito simples, sem estarem integradas em planos de actividades ou projectos específicos. Podem ser o apoio a uma acção de solidariedade de uma associação, a divulgação de uma informação na área da saúde, a organização entre os funcionários de uma campanha de recolha e bens para IPSS’s. Trata-se, no fundo, de desenvolver de acções que, não assentando directamente no plano de actividades ou atribuições da Autarquia, são desenvolvidas pela mesma, pelos seus funcionários e colaboradores promovendo o espírito de grupo, de coesão, de entrega e de apoio ao próximo.

Sem comentários:

Enviar um comentário