As Relações Públicas são uma técnica de comunicação que tem por objectivo principal divulgar uma boa imagem de qualquer organização ou produto, junto dos seus vários públicos e utilizando todos os meios de comunicação disponíveis. É um esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e o seu pessoal, assim como entre esta organização e todos os grupos aos quais está directa, ou indirectamente ligada. Deste modo, são uma técnica de comunicação bilateral, cujo objectivo fundamental é transmitir uma mensagem precisa, subordinada a uma política informativa de verdade, utilizando os vários media existentes bem como a comunicação pessoal.
História (muito resumida) das RP:
As Relações públicas constituíram-se como profissão e como técnica de comunicação no princípio do século passado, pela mão de Irving Lee. Em Portugal esta actividade esboçou-se timidamente nos anos sessenta, desenvolveu-se a partir de 1974 com o aparecimento das primeiras Agências de Comunicação e Relações Públicas mas foi na década de 80 que se afirmaram verdadeiramente, com a adesão de Portugal à então CEE. Esta é, pela credibilidade que alcançou e pelo facto de produzir efeitos palpáveis a longo prazo, uma das técnicas mais utilizadas em comunicação empresarial.
Das várias técnicas de comunicação, as Relações Públicas representam aquela que tem um sentido de ética mais forte e vincado. O objectivo fundamental da sua intervenção é o de humanizar as relações, no interior e no exterior da organização onde existe, dando-lhe maior veracidade. A sua política é uma política informativa de verdade, de transparência, de clareza de processos e intenções.
Tipos de Relações Públicas
Tratando-se de uma técnica que tem por objectivo difundir uma boa imagem da instituição junto dos seus diversos públicos a sua actividade pode exercer-se sobre a imagem global, junto de todos os públicos, ou sectorial, exercida sobre públicos específicos ou uma determinada área de actividade, como seja:
- Relações Públicas Internas: visam a comunicação dentro da instituição e o bom relacionamento entre a administração/direcção/executivo e os funcionários;
- Relações Financeiras: exercida junto da comunidade financeira (accionistas, banca, investidores,...);
- Relações Governamentais: ou lobbying, visam o estabelecimento de boas relações com os órgãos de soberania (Presidente da República,...), e com entidades oficiais;
- Relações com Órgãos de Comunicação Social (Press Relations): a sua especialização forma os assessores de imprensa , encarregados de contactar com um público específico constituído por jornalistas, locutores, directores de jornais, etc.;
- Relações Comunitárias: reforçando a imagem de uma instituição preocupada com o aspecto social da comunidade em que está inserida;
- Relações com Consumidores: ligada ou dependente da própria noção de marketing;
- Comunicação de Crise: trata da gestão e comunicação em situações de risco.
Além destes tipos específicos de acção dentro da actividade de Relações Públicas há outras áreas que podem interessar de acordo com a própria actividade da empresa ou instituição. Temos então relações educacionais, com fornecedores, clientes, saúde, ambiente, tecnologia, etc. note-se que, em relação à actividade de um gabinete de comunicação numa autarquia, as acções são similares, pelo exposto, ao nível da comunicação dentro da empresa e um bom relacionamento interno; relações com os órgãos de comunicação; relações comunitárias e, num nível mais pequeno, as próprias relações governamentais e a comunicação de crise.
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