terça-feira, 11 de maio de 2010

Relações Públicas

As Relações Públicas são uma técnica de comunicação que tem por objectivo principal divulgar uma boa imagem de qualquer organização ou produto, junto dos seus vários públicos e utilizando todos os meios de comunicação disponíveis. É um esforço deliberado, planificado, coeso e contínuo da alta administração para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e o seu pessoal, assim como entre esta organização e todos os grupos aos quais está directa, ou indirectamente ligada. Deste modo, são uma técnica de comunicação bilateral, cujo objectivo fundamental é transmitir uma mensagem precisa, subordinada a uma política informativa de verdade, utilizando os vários media existentes bem como a comunicação pessoal.

História (muito resumida) das RP:

As Relações públicas constituíram-se como profissão e como técnica de comunicação no princípio do século passado, pela mão de Irving Lee. Em Portugal esta actividade esboçou-se timidamente nos anos sessenta, desenvolveu-se a partir de 1974 com o aparecimento das primeiras Agências de Comunicação e Relações Públicas mas foi na década de 80 que se afirmaram verdadeiramente, com a adesão de Portugal à então CEE. Esta é, pela credibilidade que alcançou e pelo facto de produzir efeitos palpáveis a longo prazo, uma das técnicas mais utilizadas em comunicação empresarial.
Das várias técnicas de comunicação, as Relações Públicas representam aquela que tem um sentido de ética mais forte e vincado. O objectivo fundamental da sua intervenção é o de humanizar as relações, no interior e no exterior da organização onde existe, dando-lhe maior veracidade. A sua política é uma política informativa de verdade, de transparência, de clareza de processos e intenções.

Tipos de Relações Públicas

Tratando-se de uma técnica que tem por objectivo difundir uma boa imagem da instituição junto dos seus diversos públicos a sua actividade pode exercer-se sobre a imagem global, junto de todos os públicos, ou sectorial, exercida sobre públicos específicos ou uma determinada área de actividade, como seja:

- Relações Públicas Internas: visam a comunicação dentro da instituição e o bom relacionamento entre a administração/direcção/executivo e os funcionários;

- Relações Financeiras: exercida junto da comunidade financeira (accionistas, banca, investidores,...);

- Relações Governamentais: ou lobbying, visam o estabelecimento de boas relações com os órgãos de soberania (Presidente da República,...), e com entidades oficiais;

- Relações com Órgãos de Comunicação Social (Press Relations): a sua especialização forma os assessores de imprensa , encarregados de contactar com um público específico constituído por jornalistas, locutores, directores de jornais, etc.;

- Relações Comunitárias: reforçando a imagem de uma instituição preocupada com o aspecto social da comunidade em que está inserida;

- Relações com Consumidores: ligada ou dependente da própria noção de marketing;

- Comunicação de Crise: trata da gestão e comunicação em situações de risco.

Além destes tipos específicos de acção dentro da actividade de Relações Públicas há outras áreas que podem interessar de acordo com a própria actividade da empresa ou instituição. Temos então relações educacionais, com fornecedores, clientes, saúde, ambiente, tecnologia, etc. note-se que, em relação à actividade de um gabinete de comunicação numa autarquia, as acções são similares, pelo exposto, ao nível da comunicação dentro da empresa e um bom relacionamento interno; relações com os órgãos de comunicação; relações comunitárias e, num nível mais pequeno, as próprias relações governamentais e a comunicação de crise.

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