terça-feira, 6 de julho de 2010

10 anos de ECA. E agora?

Uma história que não pode parar!!!

2000 – 1.º Encontro Nacional de Comunicação Autárquica. Realizou-se em Tomar e traduziu-se num encontro informal de 8 técnicos de comunicação de municípios do distrito de Santarém que se reuniram para debater questões relacionadas com a profissão.
2001 - O encontro repetiu-se, desta vez no concelho do Sardoal. Participaram cerca de 40 técnicos de municípios de toda a região.
2002 - Constância acolheu a 3.ª edição, que contou com cerca de 100 participantes, entre técnicos, jornalistas e estudantes de comunicação social da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes. A elevada participação confirmou o interesse da iniciativa e assegurou a sua continuidade.
2003 - Abrantes recebeu a 4.ª edição. Foi aqui que se afirmou a nível nacional e também onde surgiu a sigla ECA, que passou a ser a designação oficial do evento. Cerca de 100 técnicos de todo o país assistiram a palestras sobre comunicação e cidadania, estratégias de comunicação, design de comunicação, novas tecnologias.
2004 - A 5.ª edição do ECA voltou a receber representantes de municípios de norte a sul de Portugal. Decorreu no concelho de Mação. Deste encontro saiu a preocupação de prestar aos munícipes um serviço eficaz e com qualidade, apostando na formação e informação dos mesmos.
2005 - Na 6.ª edição, o Encontro deu mais um passo importante: saiu pela primeira vez da região do Médio Tejo e deslocou-se para Sul, para o concelho do Seixal sob o tema “Qualificar o Serviço Público”. No final do Encontro, os técnicos presentes aprovaram a criação de uma Comissão Permanente para o Acompanhamento do Encontro Nacional de Comunicação Autárquica. Esta comissão será constituída por um elemento da autarquia que organizou o último Encontro, um elemento da autarquia responsável pelo Encontro seguinte, e um dos elementos fundadores do ECA. O principal objectivo desta Comissão é garantir a continuidade do Encontro Nacional de Comunicação Autárquica.
2006 - A 7.ª edição, em 2006, continuou a caminhar para sul, desta vez para Santiago do Cacém com o tema “30 anos de poder local democrático – o papel da comunicação”.
2007 - Portimão foi o destino seguinte. Neste 8.º ano de ECA debateu-se o Marketing das Cidades
2008 - De regresso ao Alentejo, a Cidade de Évora foi palco para a 9.ª edição, que, como não podia deixar de ser, teve como tema a Comunicação Cultural e, mais uma vez, contou com representantes de municípios de todo o País.
2009 - Sesimbra acolheu o 10.º ECA com o tema Comunicar Além-fronteiras.

2010/2011 – O 11.º ECA precisa de uma casa, uma pequena sala, seja. Mas onde nos possamos encontrar!


Como disse o Mário Jorge no site do 6.º ECA:

“Sinto que o ECA nasceu bebé no Ribatejo, mas quer ser adolescente lusitano. Soltou os primeiros sons, ensaiou os primeiros passos, aprendeu a ler e a escrever e agora percorre o país em busca de identidade própria. Como ele está a crescer depressa. Vai ser um adulto prendado. Se o virem aí, pelas estradas do vosso Município, por favor dêem-lhe boleia!...”

Mário Jorge Sousa
Chefe de Gabinete da C. M. de Sardoal
Participante em todos os Encontros de Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário