Na nossa profissão há que ter princípios. Especialmente porque trabalhando em Comunicação assentamos nos próprios princípios do ser-se humano: Comunicar! É inato, é nosso, é básico, é importante. Apesar de tudo, falhamos muitas vezes neste processo: porque assumimos, porque não questionamos, porque não esclarecemos, porque...
Ficam, assim, os Princípios da Comunicação:
Princípio 1 - A comunicação é uma interacção envolvendo troca de mensagens.
Princípio 2 - É governada por regras.
Princípio 3 - É um processo sequencial.
Princípio 4 - É coerente.
Princípio 5 - Não se pode não comunicar.
Princípio 1:
A comunicação interpessoal é uma ou mais interacções envolvendo o intercâmbio de mensagens entre duas ou mais pessoas. Feedback: Cada pessoa dá resposta imediata à outra = Chave do Processo
Princípio 2:
A comunicação interpessoal é dirigida por regras.
Regra é um padrão de comportamento que passou a ter força prescritiva.
É a regra que determina qual o comportamento correcto, ou esperado que devemos ter nas diferentes situações sociais.
Princípio 3:
A comunicação interpessoal é um processo sequencial. Está sujeita ao processo de esperar a sua vez.
Princípio 4:
A comunicação interpessoal é um coerente. Cada fala deve relacionar-se com a anterior.
Princípio 5:
Uma pessoa não pode não comunicar.
Na comunicação interpessoal tudo o que fazemos dá informação ao nosso interlocutor.
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