domingo, 1 de agosto de 2010

Acordo Ortográfico

Há jornais que já escrevem de acordo com o Acordo. A minha primeira reacção foi meio parva pois li um texto num jornal e pensei: "Olha, um jornalista brasileiro..." e depois é que percebi que não, que era português a escrever novo português. Juro que não estou a brincar, aconteceu-me!
Pensando nesta questão fui perceber quando temos que implementar o Acordo, diz que é até 2014. Não encontrei relatos de Câmaras que já o tenham implementado/estejam a implementar.
Na internet encontrei alguns manuais com as alterações à nossa língua mas a maioria são brasileiros e há alterações que são diferentes.
Eu sei que é mais um caso em que "primeiro estranha-se, depois entranha-se" mas vai custar-me a sair da fase do estranha-se...
Tantas regras novas, tantas trocas com o hífen, com os prefixos, os "c" que caem, os circunflexos que já não se leem... estranho!!! Mas é para aplicar, para entranhar e, um dia, para gostar.

Tenho 2 questões:
1.ª) Alguém tem um manual bem composto em português de Portugal? Se sim,podem enviar-mo por e-mail para partilhar aqui?

2.ª) Já pensaram na aplicação do Acordo nas Câmaras onde trabalham? Já alguém aplicou?

Obrigada e boa semana!
Vera

Sem comentários:

Enviar um comentário